Fotos: Mariana Rodrigues/ Divulgação
by Juliana Bontorim
Parque Municipal Pérola da Serra, em Ribeirão Pires, recebe alunos da rede municipal, entre quatro e cinco anos, para compor projeto Educação Ambiental, realizado pela secretaria do Meio Ambiente e Educação.
Um aprendizado lúdico, no qual alunos da pré-escola da rede municipal, de Ribeirão Pires, passam a conhecer o mundo encantado da natureza.“O monitor explicou que essa árvore gigante fabrica flocos de algodão (painas) e estão dentro de alguns bichinhos de pelúcia”, relembra a pequena Sophia Rodrigues, do Jardim II, da Escola Municipal Maria Siqueira de Paula, que contou entusiasmada sobre a importância da árvore Paineira, explicada na aula.
O contato ambiental já foi experienciado por cerca de 800 alunos, de nove unidades do município, por meio do projeto de Educação Ambiental, promovido pelas Secretarias do Meio Ambiente e Educação, que em visitas ao Parque Municipal Pérola da Serra, localizado na cidade, proporciona conhecimento sobre a necessidade de preservar e cuidar do espaço natural em que vive. Para a secretária de Educação, Wanessa Isidio, passar esse tipo de ensinamento às crianças garante um futuro mais verde. “Com isso, conseguimos alcançar, também, a população na conscientização e práticas cotidianas, principalmente na preservação da nossa cidade”, ressalta. A atividade organizada em homenagem ao Mês da Árvore, comemorado em setembro, tem meta de atendimento à mil alunos.
De olho no meio ambiente
Em reunião, realizada na última segunda-feira, dia 22, para balanço dos projetos elaborados aos alunos da rede municipal, executados ao longo do ano, o Nearp (Núcleo de Educação Ambiental de Ribeirão Pires) propôs a disciplina Meio Ambiente no planejamento curricular das escolas, além de priorizar as ações desenvolvidas em parceria entre as secretarias responsáveis.
O núcleo, que tem como objetivo fomentar a educação consciente, como solucionar problemas ambientais nos centros educacionais e comunidades do município, foi instituído em março de 2010. A partir da fundação, as escolas passaram a contar com apoio em fornecimento de materiais pedagógicos sobre o tema e acompanhamento instrucional sobre desenvolvimento de horta, jardim, compostagem e redução dos consumos de água e energia.
Texto: Gabriela Lopes