Fotos: Gabriel Mazzo/ Divulgação
by Juliana Bontorim
Projeto de Educação Ambiental encerra temporada, no Parque Pérola da Serra, em Ribeirão Pires, após realizar visitas monitoradas à mais de 1.000 estudantes da rede pública, entre quatro e cinco anos.
Grupo de estudantes da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm – II, em Ribeirão Pires, visita o Parque Municipal Pérola da Serra, nessa quarta-feira (7), e marca encerramento do projeto de Educação Ambiental sobre a Mata Atlântica. A ação, promovida pelas secretárias de Meio Ambiente e Educação, de Ribeirão Pires, foi pensada em homenagem ao Dia da Árvore, celebrado em setembro.
Foram mais de 1.000 estudantes, de nove unidades de ensino da cidade, com idade entre quatro e cinco anos, que puderam participar das atividades de conhecimento sobre os processos naturais da Terra e a conscientização de preservar esses recursos. Durante a última expedição, as crianças percorreram trilha ecológica e fizeram o reconhecimento de árvores frutíferas e nativas como Araucária. Ao final do passeio, participaram de oficina de pintura com tintas à base de pigmentos naturais como carvão, repolho, urucum e jabuticaba. “É muito bom desenhar com tinta e ainda conhecer um lugar novo cheio de árvores e pássaros”, anima-se aluno Emanuel Cristo Pereira, de 4 anos.
Para a secretária de uma das Pastas responsável, Wanessa Isídio, que contou com apoio do Nearp (Núcleo de Educação Ambiental), da cidade, conscientizar os petizes é a melhor forma de proteger um patrimônio natural para o futuro. “Conseguimos alcançar nosso objetivo: mostrar que é possível despertar em nossas crianças o amor e o respeito a natureza”, afirma.
Texto: Gabriela Lopes
Leia mais:
- Em Ribeirão Pires, meio ambiente é foco em aprendizagem infantil
- No Dia da Árvore, Santo André lança programa Escola Amiga do Meio