Foto: Divulgação
by Juliana Bontorim
No dia, um comboio composto por cinco carros e um micro-ônibus transportam os participantes para as praias do litoral paulista.
Sobre as águas, os integrantes, portadores de deficiência, do projeto são-bernardense Adote um Cidadão, sobem em cima da prancha para participar da quinta edição do Surf Eficiente, promovido pelo grupo. Sob coordenação da Escola Pirata Surf Club, no Guarujá, cerca de 65 deficientes visuais e mentais já estão inscritos na atividade, gratuita, de amanhã, às 10h.
Para dar início ao treino, o profissional de educação física Wellington Silva Sales, responsável pela aula, na Escola Pirata, passará uma simulação dos movimentos na areia. Neste momento, os ajustes e orientações de segurança são apontados. “É muito gratificante poder contribuir com essa ação e ver todos felizes pelo simples fato de estarem na água, com uma prancha de surf. Isso já os transformam em surfistas de alma”, conta Sales, que auxilia a atividade há quatro anos.
Nesta edição, o mantenedor do programa, Dom Veiga, expande o alcance e envia representantes para além do point tradicional, na praia das Pitangueiras, no Guarujá, e chega à Praia Grande, na baixada santista, e Caraguatatuba. “Faremos um comboio de três e um micro-ônibus, saindo da sede do Adote para o Guarujá e dois para a Praia Grande e Caraguatatuba”, aponta o organizador.
Um dia antes da prática, os preparativos começam e a ansiedade do deficiente visual Osvaldo Santos, que participou de todas as edições, só aumenta. “Esse dia na praia proporciona uma fuga da rotina e podemos ir para natureza… Isso é fantástico”, comenta.
Texto: Gabriela Lopes
Leia mais:
- Em São Bernardo, Dia D consolida mercado de trabalho à portadores de deficiência
- Saúde em foco: Dezembro Laranja em combate ao câncer de pele