Fotos: Divulgação
by Juliana Bontorim
De olho no crescimento de alunos portadores de deficiência matriculados na rede pública, professores do Grande ABC participam de curso, no Centro Paralímpico, na Capital.
No Brasil, o índice de alunos portadores de deficiência cresce há cada ano. Segundo a dados do Censo Escolar da Educação Básica 2017, divulgados pelo MEC (Ministério da Educação), o ensino médio, da rede pública brasileira, subiu o número de matrículas, garantidas pela lei das cotas, de 48.589 para 94.274. Por isso, os professores de Ribeirão Pires, receberam capacitação, no Centro Paralímpico, localizado na Capital, na última semana.
A ação foi comandada pelos profissionais do Comitê Paralímpico Brasileiro, que abordaram a prática de esporte com os alunos do ensino especial, por meio de métodos sobre movimentos do nicho e classificação funcional e oftalmológica, além de dicas de modalidades, como atletismo e goalball. “Esse contato é fundamental para o crescimento técnico e com certeza todo nosso aprendizado será implantado no planejamento das aulas”, comenta a professora ribeirão-pirense Jéssica Amaral.
Durante o curso, a secretária de Educação da cidade do Grande ABC representou a Prefeitura da Estância Turística e explicou a importância da aplicação do módulo, para o aprimoramento da educação física. “Os conhecimentos adquiridos nas palestras possibilita que o mestre olhe para as capacidades de cada aluno”, conclui. A próxima atividade será um Curso à Distancia (EAD), de 40 horas, sobre iniciação ao esporte paralímpico, por meio de uma plataforma digital, prevista para o final do ano letivo. Acompanhe a jornada educativa no Contém Informação.
Texto: Gabriela Lopes

Professores de Ribeirão Pires recebem capacitação
Leia mais: